Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

TRABALHO SEM DIREITOS E CIDADANIA DE LIXO!


RECICLAGEM: TRABALHO SEM DIREITOS E CIDADANIA DE LIXO!
Foto Marina da Silva. Belo Horizonte.MG. "Eu ando pelas ruas prestando atenção em cores que não sei o nome, cores de Almodovar..." Canta Adriana Calcanhoto e AO CONTRÁRIO DELA eu ando pelas prestando atenção, tropeçando e pisando em  gente, cidadãos, humanos, COISA que infelizmente, eu sei o nome e nomeio: ACUMULAÇÃO CAPITALISTA "SUJA" E DESUMANA!

Marina da Silva


De todas as “formas” que o trabalho humano vem sendo usado no mundo hodierno, o empreendedorismo verde na reciclagem é uma das mais ignominiosa tanto pela extraordinária riqueza produzida (para poucos e fundamentada em discursos falaciosos) como pela brutal exploração dos trabalhadores condenados a uma miserabilidade material e espiritual enquanto geram lucros inimagináveis no garimpo de verdadeiros tesouros ”escondidos” no lixo!
Para as empresas agraciadas com o brasão verde da responsabilidade social e compromisso ambiental a palavra reciclagem é mágica, lucro líquido e certo, uma alquimia que transforma em ouro toneladas de lixo! Para os agentes ambientais, MÉDICOS da natureza que também atendem pelo nome catadores, reciclagem significa sobrevivência, ganhar a vida todo dia com muito trabalho pesado, duro e uma cidadania as avessas retirada do lixo. Um trabalho essencial para salvar o planeta, enriquecer grupos seletos sem, no entanto, sequer lhes conferir a menor visibilidade social!

Mosaico elaborado a partir de imagens www.google.com.br/images Um selinho destes VALE OURO VERDE (dólares) e muitos créditos...EM CARBONO!

Noite e dia, milhões de trabalhadores, homens e mulheres, adultos, jovens, idosos, crianças, grávidas, trafegam pelas cidades carregando no lombo 500/800 toneladas de lixo reciclável em troca da sobrevivência diária e o status de gente e quiçá cidadão brasileiro!
www.google.com.br/images "Vocês que fazem parte dessa massa, que passa nos projetos do futuro. É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber. E ter que demonstrar sua coragem a margem do que possa parecer. E ver que toda engrenagem já sente a ferrugem lhe comer. Eh ôôô vida de gado, povo marcado êh, povo feliz. Salve Zé Ramalho!

Latinhas de alumínio, garrafas pets, plásticos, papelão, papel, etc e tal também! O lixo tornou-se uma formidável oportunidade de extração de mais-valia absoluta com aval do Estado! Alijados de qualquer proteção legal, social, sanitária e o escambal, desnudos da legislação trabalhista e dos direitos garantidos pela Constituição de 1988 (Art. 7º), os catadores transitam por ruas e avenidas sem jornada, sem local de trabalho, sem vale-transporte, vale-alimentação, cesta básica. Não tem direito ao salário Mínimo e para muitos o mínimo auferido num mês não atinge um salário!
Tal qual formigas trabalham sem cessar carregando um peso centenas de vezes superior ao próprio peso e força, sem direito a uniforme, EPI- equipamento de proteção individual, adicional de insalubridade e muito menos de periculosidade embora lidem com materiais contaminados e arrisquem a vida em meios aos carros e veículos pesados!
www.google.com.br/images QUAL É A CARA DA NAÇÃO?
 "O Brasil é o que tem talher de prata
Ou aquele que só come com a mão?
Ou será que o Brasil é o que não come
O Brasil gordo na contradição? 
O Brasil que bate tambor de lata
Ou que bate carteira na estação?
O Brasil é o lixo que consome
Ou tem nele o maná da criação?" SALVE NEY MATOGROSSO!

Não  possuem o que é mais caro ao trabalhador: carteira assinada  e tem mais, não recebem hora-extra, não tem banco de horas, 13º salário e o descanso semanal remunerado! Todo dia é dia de ganhar a vida expostos ao lixo e as violências urbanas, amando e se reproduzindo num meio saprófito enquanto salvam o mundo e dão sustentabilidade à dinâmica de expropriação e acumulação capitalista verde e seu ecodiscurso: sustentabilidade, ecodesenvolvimento, ecoprodutos, selo verde, responsabilidade social, cidadãos verde, compromisso ambiental, consciência verde, alienação verde! Sedutor, o ecodiscurso encobre a exploração cruel e desumana de milhões de trabalhadores!
Na economia da reciclagem ganham os empresários, principalmente os mega-capitalistas (matéria-prima, mão-de-obra escrava, ajuda do governo, venda de produtos mais caros pela preocupação com o planeta), os especuladores da “Bolsa do lixo” (“gatos” que compram de depósitos, cooperativas o material em fardos, separados por categorias) e o lucro vai caindo à medida que se aproxima do lixo até a miséria dos catadores! Ganham ainda as cidades com a limpeza urbana sem ônus algum para a administração, com melhoria da qualidade de vida e de “quebra” despertando nos cidadãos a consciência e responsabilidade verdes, um discurso mentiroso que camufla a exploração dos trabalhadores expostos a um trabalho sem nenhum direito!
Sexta potência capitalista do planeta, o Brazil não possui políticas públicas para os trabalhadores do lixo. Não existem regras oficiais para a legalização dos catadores [e nem mesmo sobre a terceirização que vem ocorrendo com o serviço de limpeza urbana em centenas de municípios] e impera a ilegalidade, as falsas cooperativas, associações, ong’s e og’s suspeitas!

"Juiz rejeita denúncia contra Palocci no caso da 'Máfia do Lixo"http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,juiz-rejeita-denuncia-contra-palocci-no-caso-da-mafia-do-lixo



http://www.mafiadolixo.com/o-portal-mafia-do-lixo/"Diariamente o site Máfia do Lixo é visitado por 15.000 leitores de todos os cantos do Planeta. "


“Investir na reciclagem não é apenas um ato de consciência ambiental, mas também econômica, prega o Instituto AKATU.

www.google.com.br/images Essa tal sustentabilidade...Mil e uma maneiras de sustentar o sistema de acumulação capitalista!

Na impossibilidade de esconder a situação degrante dos catadores no estado de minas Gerais, políticos (deputados e governo) estão em debate desde 2011 – "Lixo e cidadania” e quase chegaram ao consenso bolsa-catador, uma bolsa-esmola no estilo bolsa-família com o intuito propósito objetivo de justificar a exploração do trabalho desta “brava gente brasileira” explorada pelo poder público e empresas privadas, uma expropriação vergonhosa e uma acumulação “suja”!
Em 2008 o país possuía 700.000 catadores, em 2010 mais de 1.000.000 de trabalhadores e deste montante apenas 40 mil estão formalizados em cooperativas! Vivemos o boom do lixo!
 
www.google.com.br/images. Atriz Irene Ravache interpreta Clô, esposa do mega empresário do lixo(Chico Cuoco) e MUSA DA ReciCLÔ!  "Na vida a gente tem que entender que uns nascem pra sofrer enquanto  outros ri"! Salve Tim Maia!

Agentes ambientais com a missão de salvar todo o mundo...capitalista, a mídia se entrega descaradamente à defesa da acumulação suja e dos  ecovalores da reciclagem: em novelas: Viver a vida, Passione, Avenida Brasil(estreia 26-03-2012) e programas ecológicos como Globo ecologia, Globo reporter, Cidades e soluções, todos da poderosa rede Globo e Globo News (ficando apenas na Number one). A apologia ao lixo não é recente começou discreta com Regina Duarte, “A rainha da sucata”; o que mudou no atual boom do lixo é a super exploração dos catadores e de todos os que vivem o “ciclo inicial” do lixo, o crescimento geométrico de trabalhadores nessa atividade sem a menor proteção trabalhista, a naturalização da atividade vendida com trabalho digno, empreendedorismo, fonte de renda, cidadania e  super importante para a salvação do planeta!

NOVEEEEEEEEEEEEEEEEEELA: Avenida Brasil’: "Lixão cenográfico da novela impressiona pela veracidade".MAS...atenção qualquer semelhança com a vida real É MERAMENTE UMA BEM ELABORADA FICÇÃO!


www.google.com.br/images Avenida Brasil, a nova novela global de apologia ao lixo como fonte de renda e cidadania CAMUFLANDO a vida degradante e desumana dos trabalhadores em lixões, grande parte deles, CRIANÇAS!

Urge revolver todo esta sujeira, denunciá-la, desmascará-la e confrontar as relações de trabalho desumanas do ecodesenvolvimento sustentável e seu discurso que transformam seres humanos em animais, gado verde num “admirável mundo novo” de acumulação de riquezas vindas do lixo enchendo os bolsos e cofres para poucos, cempre, ops, sempre para os capitalistas!





terça-feira, 24 de abril de 2012

Rimas Primas de Juca (José Zokner)


RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

Constatação I (“Poeminha” triste)
Ele se reformou
Na patente
De subtenente
E foi trabalhar,
Com desvelo,
Como “Aspone”,
Dum deputado
Que foi cassado.
Ela se transformou,
Com silicone,
Tanto na dianteira
Como na traseira
E foi labutar
Como modelo,
Ganhando
Reles mesada,
Penando
Tripla jornada.
Coitado!
Coitada!

Constatação II
Deu na mídia, mais precisamente no Estadão: “Grampos da Polícia Federal indicam que o apartamento funcional em que mora o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) em Brasília serviu de ponto de encontro da cúpula da máfia dos caça-níqueis em Goiás e no Distrito Federal”. Vige!

Constatação III (Teoria da Relatividade para principiantes).
É muito melhor ter a disposição uma coelhinha da Playboy do que receber o coelhinho da Páscoa. Já, baseado no meu guru Millôr Fernandes, que “É muito melhor ser rico e ter saúde do que pobre e doente”, “o ideal”, segundo o sábio obcecado, “seria ter os dois a disposição da nossa humilde pessoa” (O “nossa”, provavelmente é plural majestático...).

Constatação IV
Disse o perdulário para o sovina: “Você que é um cara de sorte. Casou com uma mulher bonita, trabalhadeira, amorosa. Parabéns”. -“Obrigado. Mas eu não casei com ela por isso. Eu casei por que ela come pouco”.

Constatação V
Este assim chamado escriba chegou à simples conclusão que para o meu Paraná ascender ele precisa ter jogadores que driblem, façam assistência perfeita e saibam chutar ao gol. Além de uma excelente fechada defesa no qual, evidentemente se inclui o goleiro que nunca tenha ouvido falar em algo com respeito a frango e/ou outros galináceos. Algo mais ou menos, aproximadamente, assim como o Barcelona, do Messi & companhia, costuma fazer. Elementar...



Constatação VII
A vizinha da frente surra o piano
O adolescente do lado surra a bateria
Isso acontece durante todo o ano,
Toda semana e várias vezes do dia.



Constatação IX
E como explicava poética e didaticamente para os seus amigos e colegas o obcecado:
“Quando a mina
Com aquele ar de menina
Vem se queixar
Que alguém se pôs a falar
Com ela de modo pouco delicado,
Eu, que sou um eterno apaixonado,
Digo para ela: Querida! Eu te consolo!
Venha aqui e sente no meu colo”.



Constatação XI
E como contava para os seus amigos e colegas o obcecado, que nada tem a ver com o mencionado acima: “Quando ela me disse que viria ao meu apartamento apenas para um rápido ‘oi’, inclusive de calça comprida, a fim de que eu não me alvorotasse para os lados dela, eu matutei para mim mesmo: Felizmente nada que não deixe de ser removível, que possa ser movida ou abaixada. E isso me fez lembrar a última frase dita por Galileu Galileo, após negar a sua teoria heliocentrista de que era a Terra que girava em torno do sol e, assim escapar da condenação de morrer na fogueira pela execrável Inquisição. Sua última frase foi: ‘Eppur si Muove’ que significa ‘ainda se move’. Vige”

Constatação XII
-“Você com as tuas indefectíveis e intermináveis cantadas pretende me vencer pelo cansaço?”
-“Absolutamente. Não pretendo te vencer pelo cansaço. Apenas pretendo te convencer para que você venha de livre e espontânea vontade”.
-“Ah bom, quer dizer, ah ruim, quer dizer...”

Constatação XIII (De um pseudo-soneto).

Biografia de mim

Não sou um sujeito idólatra
Não creio em feiticeiros ou bruxos,
Mas numa erva-mate sou chimarrólatra,
Que considero um dos meus poucos luxos.

Os outros são os meus cachorros
Gente muito fina e educada.
Eles não cometem desaforos
De me acordar na madrugada.

No mais sou um cara pacato,
De boa índole, assaz cordato,
Caseiro e bem comportado.

Alguém que age diferente
Acha que eu vivo descontente
E, ao me ver, deve pensar: “Coitado!”



Constatação XV (De um terceiro pseudo-soneto. Vige!)

Sabedoria indígena!

Recomendou o cacique Apache
Para seu filho seu sucessor:
“Meu filho, nunca se agache
Sequer para apanhar uma flor”.

“Você nunca pode saber
Quem é que está atrás
Alguém pode mal te fazer
Atenção nisso meu rapaz”.

O filho sempre obediente
Que sempre fora previdente
Seguiu a recomendação do pai

Ficou sempre, bem ereto,
Encostado na parede, discreto
E sem precisar emitir ai ai ai!

Constatação XVI (Idade Feliz, Terceira Idade, Idade vetusta, Idade provecta, M. de idade...)
Chegou
Aos 75
Todo
Embagaçado.
Lutou
Com denodo,
Com fervor
E afinco,
Embriagado
De amor,
Proporcionando,
Em cooperação,
A elas
Uma profusão
De prazeres,
Pois vive
Cuidando,
Inclusive,
Dos seus deveres
Absolutamente
Sem mazelas
Tão somente!

Constatação XVII
Altamiro Carrilho
É o filho
Que eu nunca tive
E nunca terei.
Por isso, eu penarei,
Chorarei
Diga doutor, se eu errei
Pensando assim?
Todo esse mundaréu
De gente vive.
E eu junto, no céu,
Sobreviverei.
Dos outros ritmos,
Não é falar mal.
Tampouco de algoritmos,
Mas, para mim,
O chorinho
Tem gosto de carinho
Como não há outro igual.

Constatação XVIII (De uma dúvida crucial. Para o Millôr [in memoriam]).
O pacto
Da mediocridade
Entre políticos,
Nada míticos,
Mesmo sendo adversários,
Para aumento
Dos próprios salários,
Sem nenhum acanhamento,
Continua intacto,
Para a tua
Perplexidade
Com tamanha
“Falcatrua”,
Com tal barganha,
Seja na Espanha,
Na Alemanha,
Na Grã Bretanha,
Aqui,
Ali,
Lá,
Acolá,
E em nossa sociedade ?

Constatação XIX
Desincentivado,
Desestimulado,
Nada expedito,
A gente
Se sente
Para votar
Numa eleição
Onde já

Para vislumbrar
Muita apelação.
Tenho dito!

Constatação XX (De conselhos úteis).
Se você pretende ter um dinheirinho em casa, uma importância reles de R$1,340 milhões, por exemplo, ou em torno disso, procure fazê-lo em notas de R$100,00, já que o volume será bem menor, consequentemente, mais fácil de contar, guardar, carregar, não impressionar, não chamar tanto a atenção, etc. De nada!


Constatação XXII (Ainda vale para os dias de hoje. Lamentavelmente).
Certa vez, o governo brasileiro deitou falação iracunda contra o Sr. Jean Ziegler, então funcionário da ONU, que cometeu o desatino de declarar que a desigualdade no Brasil é uma das maiores do mundo. Pelo jeito, cá na terra, há alimentação adequada para todos, pleno emprego, todos são alfabetizados, Educação e Saúde em profusão, Saneamento Básico, enfim todas as necessidades básicas estão plenamente atendidas. Data venia, como diria nossos juristas, o governo brasileiro somente esqueceu de dizer: viva “nóis”.
http://rimasprimas.blogspot.com.br/

sexta-feira, 20 de abril de 2012

BRAZIL: sem uma cachaça...


LENÇOL ESTAMPADO

ww.google.com.br/images
Sérgio Antunes de Freitas



Esquerda festiva, união dos trabalhadores, burguesia, análise de conjuntura, revolução, companheirada, política de gênero, inclusão - são palavras que já me cansaram em reuniões, das mais diversas finalidades, com meus amigos progressistas. Apesar disso, sempre que sou convidado para um encontro desse tipo, dou pelo menos uma passadinha. Ali, fico atualizado sobre os alvos dessa tradicional guerra ideológica entre direita e esquerda, além de matar um pouco das saudades dos meus tempos de estudante, época do regime militar. As assembléias aconteciam na beira do Lago Paranoá, regadas a cachaça com limão, ao luar do cerrado, com fundo de violão arranhado.
No fundo, tenho um carinho enorme por esses Dom Quixotes modernos, geralmente com feições também quixotescas e corações aventurosos.
Aproveito quando alguém, novo ainda na batalha, propõe a criação de um jornal para denunciar as crueldades do capitalismo selvagem, divulgar os mais “nobres” objetivos revolucionários, sem estar atrelado a essa imprensa “pelega”. De imediato, dou um palpite para o nome do jornal: OPINIÃO. Só para ver se alguém concorda... ou conheceu!
Ah! Depois de tanta dedicação a essas reuniões nem sempre frutíferas, a gente tem direito a um pequeno divertimento.
Meu desgosto fica nos biscoitos insossos dos “naturebas”, assim chamados aqueles esqueletos que não comem proteínas, para, às vezes, se enquadrarem nos modernos padrões estéticos da televisão e das passarelas. Democraticamente, nunca respeitei. Nem aceitei. Horríveis! “O que seria do mau-gosto se não fosse esses biscoitos de fibra vegetal?” - plagio alguém que se referiu ao jiló.
Ruim também é quando alguém toma a palavra, começa uma auto-doutrinação e não conclui nunca. Para não parecer muito mal-educado, interrompendo um candidato a locutor de carro de som, acabei, por conta disso, chegando tarde à minha casa.
Pronto para me deitar na noite fria, notei que minha esposa havia se enrolado em todas as cobertas, sem sobrar nada para eu me cobrir. É como na realidade fundiária, quem chega primeiro se acha dono de tudo!
Fazia muito tempo que isso não acontecia. Sem acordá-la, eu não tinha com o que me agasalhar. E agora? Por desuso, eu não sabia mais em qual guarda-roupa eram guardadas as roupas de cama, mesa e banho.
Lembrei-me que, na área de serviço, há um armário onde são colocadas as roupas recentemente lavadas e passadas. Acorri ao meu pronto-socorro e vi, na frente de suas portas, a tábua de passar-roupa armada. Afastei um pouco o trambolho e abri uma fresta de porta.
Nunca imaginei que havia tanto pano dentro de uma casa! Consegui descobrir uma pilha que, tudo indicava, eram simpáticos lençóis. Serviriam, sim!
Quando me ergui para pegar um deles com a mão direita, encostei o dedinho da mão esquerda no ferro elétrico, que ainda estava quente. Há pouco, minha filhinha adolescente tinha ligado a resistência higiênica, mas maldita e perdulária, para passar uma camisa que queria vestir na manhã seguinte. Só serviria se fosse aquela, entre mil já passadas, claro!
Sensação de falange amputada, dedo debaixo da água, ungüento na queimadura e uma bolha de lucro paterno.
Voltei à cena do crime e peguei um lençol qualquer. Pronto!
Deitei e me cobri. O dedo ainda ardia, mas o lençol era quentinho, aconchegante, na temperatura certa para aquele clima leve. Sono delicioso!
Acordei com minha mulher me xingando, sedenta por um “maridicídio”.
Ainda zonzo, não entendi a revolta.
Pensei: eu não bebi ontem à noite, não sujei a pia, não usei faca de cozinha para apertar parafuso, não fiz nada de errado! Mas suas unhas, feito garras, se aproximavam perigosamente dos meus olhos, com intenção de fórceps.
- O que é isso? Como é que você pode fazer uma coisa dessas? Ai! Que ódio!
- Mas eu não fiz nada – respondi.
Por um momento, fui solidário aos cães sarnentos que são enxotados dos açougues, com chutes, sem nenhuma explicação que entendam.
Não adiantava argumentar, ela estava tão transtornada que não me dizia o que eu, hipoteticamente, havia cometido de tão hediondo.
- Por favor, me explica: Por que você fez isso? Ai! Que ódio!
- Mas o que é que eu fiz?
Ainda olhei do lado, para ver se não havia alguma mulher feia deitada na cama. Conferi o quarto, os móveis, o piso, a mulher. Na teoria, tudo normal.
Cheguei a pensar em olhar no espelho, para conferir se era eu mesmo.
Enfim, apontando com o dedo, sussurrando meias palavras, acompanhadas de sinais de degola, ela me fez entender o delito.
E como é que eu poderia saber que aquilo não era um lençol, mas uma toalha de mesa comprada no dia anterior?

Sérgio Antunes de Freitas

sábado, 14 de abril de 2012

BRAZIL. FOI GOLPE! MAS PARA ENTENDER...



*2010: para entender o golpe contra Dilma Rousseff em 31-08-2016.



ODEBRECHET: "ONDE FOI QUE ERRAMOS?"

Mosaico a partir de www.google.com.br/images. As quatro irmãs do concreto ou Liga do cimento. "Onde foi que erramos?" E. Odebrechet



Marina da Silva

  Lo que le falta a Brasil para ser Brasil. ¿Es que Brasil no es aún Brasil? ¿ Por qué le falta algo para serlo? Por: Juan Arias 13 de abril de 2012”


Parece um questionamento filosófico abissal, mas é uma mera constatação de E. Odebrecht - no artigo “Onde foi que erramos? publicado na Folha de São Paulo/23/05/10 - de que as empresas brasileiras poderiam estar mais competitivas neste século globalizado. Como toda pergunta merece resposta e “porque sim e porque não”, não são respostas...

Caríssimo Emílio Odebrechet( eu respondendo em 2012),
Não há resposta para sua questão no Brasil colônia/império, período onde a acumulação de riquezas se dava no extrativismo vegetal (pau Brasil, cana, café, algodão, borracha,etc) e mineral (ouro, diamante, pedras preciosas)   amparada nos braços, pernas e cabeças dos escravos. Sem falar nos maus tratos e mortes por insegurança alimentar, maus tratos ou sadomasoquismo dos senhores e senhoras!
Por essas e outras é que temos que contextualizá-la ("a questão" ONDE FOI QUE ERRAMOS?) após a abolição dos negros e instituição da República. O mais grave erro, porém não único, foi fundar uma república contaminada e corrompida no parasitismo do Estado pelos clãs oligárquicos, persistindo e permitindo uma apropriação e expropriação patrimonialista do país, nos mesmos moldes do Brasil colônia perdurando ainda hoje, quinhentos e doze anos depois, século XXI! Errar é humano, você replicaria, e, persistir nos erros é toscamente BRIC (Burrice, Retardo, Incompetência, Canalhice e corrupção)! A República brasileira nasce como propriedade privada de grupos oligárquicos (lembre-se o revezamento café com leite até Vargas) que faziam e fazem das instâncias administrativas do governo uma extensão de seus currais, latrinas e chiqueiros! E acrescento, caso não saiba e não tenha feito uso deste "jeitinho de compadres" que criam uma empresa pequena de construção civil e vira mega multimilionária empresa global diversificando o roubo dos cofres públicos em conluio com tais famílias. Por exemplo, Getúlio Vargas e seu amigo Camargo Corrêa!
Mosaico a partir de www.google.com.br/images

Embora de partido único, republicano, a partilha das riquezas entre estrangeiros e principalmente nativos nunca esteve pacificada, haja vista a ascensão de Getúlio Vargas ao poder(1930)  e a instalação do Estado Novo(1935) que buscou romper com o poder dos coronéis latifundiários alavancando a industrialização do país. Uma luta ferrenha que hodiernamente se mantém na visão tacanha daqueles que defendem nossa vocação divina e eterna como fornecedores de produtos primários e que, mesmo sendo o Brasil uma das potências capitalistas emergentes, o BBB+ dos BRIC’s, [em 2007 com a descoberta do pré-sal viramos AAA+ cobiçada moeda geopolítica] devemos continuar nos desenvolvendo atrelados e sob a tutela do combalido império estadunidense!
Fraquezas teórico-filosóficas capengas, [principalmente das oligarquias PSDB, DEM, PP, nossos partidos neolibeais] que não se sustentam frente a realidade, mas estão profundamente arraigadas em políticos e/ou empresários entreguistas e chupins, locupletadores, que para garantir suas rações diárias se prostram perante a estratégia geopolítica norte-americana para as Américas: um panamericanismo abalado no Brasil com a chegada do metalúrgico analfabeto, o Lula, no Planalto eleito em 2002! Tal estado de coisas vinham desde o surto industrial durante e no pós Segunda Grande Guerra via substituição de importações; do salto dos 50 anos em 5 de JK onde muito concreto fez da ficção, Brasília; da era dos planejamentos da ditadura militar, o Brasil se vê as voltas com sabotagens geoestratégicas para manter o país subdesenvolvido e dependente: um gigante bobão e grandalhão como foi conhecido desde então na América latina e no mundo! Se o Brasil perdeu etapas importantes no processo de industrialização e a chance de andar com as próprias pernas a culpa não é do Estado, que cumpriu seu papel endividando-se astronomicamente para dotar o país de infraestruturas e propiciar milhões de benesses às multinacionais e empresários tupiniquins, empreiteiros como  vossa, ops, fdp como você; principalmente, via BNDEs. O Estado foi o indutor, condutor, facilitador e financiador do desenvolvimento capitalista brasileiro! Uma mãezona... e ainda o é! Está aí os crimes lesa-pátria da Operação Lava jato (março, 2014), um campeonato de desvios do dinheiro das obras públicas, onde sua empresa Odebrechet, é lider e de chave única!
www.google.com.br/images A dama de ferro, Dilma, pagando benção e pedindo penico a Barack, o Obama! "Consideramos que o papel dos EUA nesta conjuntura, neste mundo multilateral, é muito importante. A grande flexibilidade da economia norte-americana, a liderança na área de ciência, tecnologia e inovação, e, ao mesmo tempo, as forças democráticas que fundam a nação norte-americana tornam muito importante o papel dos EUA tanto na contenção da crise quanto na retomada da prosperidade."


2008. Crise sub-prime, epicentro EUA. No Brasil de Lula e Dilma, a crise dos Estados Unidos (2008) não passou de "uma marolinha", foi um período frutífero para a população brasileira mais necessitada e trabalhadores de baixa renda! Milhões de brasileiro chegavam a classe C exatamente neste ano, assim como a descoberta dos mega campos de petróleo e gás natural! E olha, o que o PT fez para os pobres em 13 aos de governo até o golpe de estado em 31-08-2016, não chega aos bilhões roubados e que estão sendo apurados pela Polícia Federal. E estou falando apenas das propinas pagas pelas empreiteiras, com destaque a sua Odebrechet que capturou o governo e os representes do povo, eleitos com a confiança e crédito da população brasileira.
www.google.com.br/images. Uma merreca de nada! Foi o que o PT conseguiu repassar à população mais carente do país e serviu para justificar o golpe neoliberal!


Se FHC ajudou os bancos com o PROER nos anos noventa, Lula salvou empresários brasileiros da “nossa grave crise financeira mundial dos EUA”, uma marolinha! E passou a mesma missão, cumprida com fidelidade canina, para sua sucessora, a presidenta Dilma Rousseff. Como o senhor ousa reclamar?
Onde foi que erramos? A pergunta que não quer se calar? Clientelismo, coronelismo, nepotismo, fraudes, desvios do erário, escândalos financeiros, especulações de todos os tipos, empresas fictícias, crimes lesa pátria nas milhares de obras públicas inacabadas ou que sequer saíram do papel, uso abusivo de incentivos (FHC, o Mister Cardoso, inventou e colocou em prática ainda nos anos Noventa, o capitalismo Co-responsável, sustentando uma acumulação e concentração de riquezas absurdas via PPP’s_Parceria Público Privada, o mesmo que roubar dos pobres brasileiros e entregar para os ricos) e principalmente incompetência e miopia de políticos manipuláveis, vermes rastejadores, corruptos! 

www.google.com.br/images. "SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM..." Salve Bezerra! No quadro acima, exceto a presidenta deposta Dilma Rousseff que jamais foi citada em qualquer ato espúrio na Operação Lava Jato e Lula, que embora investigado, preso, encurralado por Sérgio Moro, STF e MPF ,SEM PROVAS (até o momento em que reescrevo este artigo) e os manifestantes ao centro, demais políticos são corruptos conhecidíssimos da nação! 28 legendas estão envolvidas com  A liga do cimento: PSDB, PP, PMDB, DEM, PR, PRB!  Apenas o PT interessa às investigações!



E ainda,o país é refém da cultura de "levar vantagem em tudo" e a alternância de locupletadores a cada eleição, sem um projeto de nação soberana, sobrevivendo da dilapidação do Estado em negociatas, subornos e propinas! Muda-se a sigla, os corruptos são os mesmos!
 “É da tradição da política brasileira reinventar o país a cada década. Parece que optamos por construir aqui uma civilização do curto prazo”. Erro abominável que levou o país a uma concentração de renda brutal (tese do bolo crescer para repartir depois), a uma desigualdade social gritante, a disparidade no desenvolvimento regional (centro-sul desenvolvido e demais regiões, medievais), a um empobrecimento e miserabilidade de grande parte da população como estratégia política de encabrestamento eleitoral. 
www.google.com.br/images.  O voto eletrônico tira do cidadão o direito de criticar, xingar e até mesmo desabafar como se fazia na cédula de papel! A resposta está chegando em 2016: somos milhões de brasileiros que demos BASTA DE CORRUPÇÃO E FICHA LIMPA JÁ! VOTANDO EM BRANCO, NULO OU NEM PARTICIPANDO DA ELEIÇÃO!

A cidadania e a dignidade humana foram restringidas ao voto e este a mero justificador de corruptos no poder. Um círculo vicioso que mantém alto grau de miséria, um estado fisiologicamente necessário para a dominação e manutenção do status quo! O que está se conseguindo com o retrocesso de tudo que o Lulismo plantou de bom Para Todos desde 2003 com a não aceitação do resultado das eleições 2014 que elegeram Dilma Rousseff para mais um mandato até 2018 e foi usurpado pelo PMDB de Michel Temer, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, os principais bandidos citados, investigados, provas de montão e soltos e governando a nação! Cunha foi preso, o senhor me dirá, mas os brasileiros sabem que é apenas um artificio jogado a partir de Sérgio Moro para justificar encarcerar Lula, sujar sua ficha e impedí-lo de se candidatar em 2018! Para Lula só é possível duas alternativas: PRESO OU MORTO!

Com um Estado como este para que se preocupar em criar e manter empresas competitivas?  O mercado interno é  cativo, o fluxo de riquezas encaminhado por suas empresas e de sua Liga de corrupção. Para que se preocupar com competição? 
Sua pergunta poderia ter sido feita em 1990.
A resposta poderia já estar encaminhada a partir em 1989; eleição de Collor e a abertura irrestrita, imediata da economia, processo aprofundado por FHC e as privatizações! Era o neoliberalismo e a globalização batendo a porta e deixando muitos empresários chupins de calças nas mãos. Mas mesmo assim ainda se permitiu nos anos 80-90 a farra especulativa que fez surgir uma classe de ricos emergentes! A fase desmame não foi fácil e levou a grita geral: não nos deram tempo para preparar para a competição! E agora José? Questionam aqueles que pregam o Estado Mínimo e fazendo o máximo com muito pouco ou nada!
Para Odebrecht “Terá mais oportunidades a empresa que se mantiver competitiva e souber criar as condições para isso”, mas é necessário “dar mais oportunidades às grandes empresas competitivas” pede. Entre as doações o senhor pedia:

·       *  “Educação em todos os níveis, com ênfase para a profissionalizante”. Detalhe: cerca de 2/3 da PEA é de trabalhadores informais e empreendedores; 1/3 são formais e estão distribuídos no serviço público, e nos setores de comércio e serviços, grande parte como terceirizado (leia-se empregos que não exigem muita qualificação, trabalho precário) e os técnicos altamente qualificados não se sujeitam ao mínimo como salário (em SP a média não chega a 2 ½ mínimos e MG não atinge 2);

·        * “Disponibilidade de financiamentos de longo prazo, em quantidade e com custos atraentes”, leia-se competitivo mamando no Estado. Esta tal sustentabilidade...

·        * “Marcos regulatórios estáveis, previsíveis e de longo prazo”. Estabilidade, previsão e longo prazo no capitalismo onde mais do que nunca “tudo o que é sólido se desmancha no ar”?

·        * “Redução do custo Brasil” (ultrapassada, FHC F* com os direitos trabalhistas); 

*. "reforma política” (kkkk), “redução do tamanho do Estado (burrice e contramão), depois de set/2008 a onda é de regulação via Estado até no Estado onde até o povo odeia Estado: os EUA! Obama ainda é o presidente dos Estados Unidos, reelegeu-se usando discurso petista e de outros partidos de esquerda e é chamado de paternalista!
PARTNER
http://online.wsj.com/article/"Is It Public, or Is It Private?"November 9, 2009

Increasingly when it comes to giving, it's a little bit of both

 A variety of local, state and federal initiatives have sprung up to provide incentives for nonprofits and philanthropists to donate to a particular cause, largely through government grant programs that match private donations. Public authorities have also created offices of social entrepreneurship to promote innovative programs, work with private donors and fund those programs that become successful.

 "PAÍS RICO É PAÍS SEM MISÉRIA".


Quer ser competitivo mesmo? Criar oportunidades e lucros do NADA? Estão abertas as inscrições com EBX e o quarteto fantástico AB-Inbev. Os custos são sociais, mas...e daí? Olha o conselho que eu dei em 2012? Afff
 
www.google.com.br/images Carlos Brito o CEO Ab- Inbev. Ele é o cara que transformou as melhores cervejas do planeta em um "líquido que desce redondo" e estufa e dá gases! SAÚDE!




BRAZIL 2010: "LO QUE LE FALTA A BRASIL PARA SER BRASIL?"




*2010:para entender o golpe contra Dilma Rousseff em 31-08-2016.



ODEBRECHET: "ONDE FOI QUE ERRAMOS?"

Mosaico a partir de www.google.com.br/images. As quatro irmãs do concreto ou Liga do cimento. "Onde foi que erramos?" E. Odebrechet



Marina da Silva

  Lo que le falta a Brasil para ser Brasil. ¿Es que Brasil no es aún Brasil? ¿ Por qué le falta algo para serlo? Por: Juan Arias 13 de abril de 2012”


Parece um questionamento filosófico abissal, mas é uma mera constatação de E. Odebrecht - no artigo “Onde foi que erramos? publicado na Folha de São Paulo/23/05/10 - de que as empresas brasileiras poderiam estar mais competitivas neste século globalizado. Como toda pergunta merece resposta e “porque sim e porque não”, não são respostas...

Caríssimo Emílio Odebrechet( eu respondendo em 2012),
Não há resposta para sua questão no Brasil colônia/império, período onde a acumulação de riquezas se dava no extrativismo vegetal (pau Brasil, cana, café, algodão, borracha,etc) e mineral (ouro, diamante, pedras preciosas)   amparada nos braços, pernas e cabeças dos escravos. Sem falar nos maus tratos e mortes por insegurança alimentar, maus tratos ou sadomasoquismo dos senhores e senhoras!
Por essas e outras é que temos que contextualizá-la ("a questão" ONDE FOI QUE ERRAMOS?) após a abolição dos negros e instituição da República. O mais grave erro, porém não único, foi fundar uma república contaminada e corrompida no parasitismo do Estado pelos clãs oligárquicos, persistindo e permitindo uma apropriação e expropriação patrimonialista do país, nos mesmos moldes do Brasil colônia perdurando ainda hoje, quinhentos e doze anos depois, século XXI! Errar é humano, você replicaria, e, persistir nos erros é toscamente BRIC (Burrice, Retardo, Incompetência, Canalhice e corrupção)! A República brasileira nasce como propriedade privada de grupos oligárquicos (lembre-se o revezamento café com leite até Vargas) que faziam e fazem das instâncias administrativas do governo uma extensão de seus currais, latrinas e chiqueiros! E acrescento, caso não saiba e não tenha feito uso deste "jeitinho de compadres" que criam uma empresa pequena de construção civil e vira mega multimilionária empresa global diversificando o roubo dos cofres públicos em conluio com tais famílias. Por exemplo, Getúlio Vargas e seu amigo Camargo Corrêa!
Mosaico a partir de www.google.com.br/images

Embora de partido único, republicano, a partilha das riquezas entre estrangeiros e principalmente nativos nunca esteve pacificada, haja vista a ascensão de Getúlio Vargas ao poder(1930)  e a instalação do Estado Novo(1935) que buscou romper com o poder dos coronéis latifundiários alavancando a industrialização do país. Uma luta ferrenha que hodiernamente se mantém na visão tacanha daqueles que defendem nossa vocação divina e eterna como fornecedores de produtos primários e que, mesmo sendo o Brasil uma das potências capitalistas emergentes, o BBB+ dos BRIC’s, [em 2007 com a descoberta do pré-sal viramos AAA+ cobiçada moeda geopolítica] devemos continuar nos desenvolvendo atrelados e sob a tutela do combalido império estadunidense!
Fraquezas teórico-filosóficas capengas, [principalmente das oligarquias PSDB, DEM, PP, nossos partidos neolibeais] que não se sustentam frente a realidade, mas estão profundamente arraigadas em políticos e/ou empresários entreguistas e chupins, locupletadores, que para garantir suas rações diárias se prostram perante a estratégia geopolítica norte-americana para as Américas: um panamericanismo abalado no Brasil com a chegada do metalúrgico analfabeto, o Lula, no Planalto eleito em 2002! Tal estado de coisas vinham desde o surto industrial durante e no pós Segunda Grande Guerra via substituição de importações; do salto dos 50 anos em 5 de JK onde muito concreto fez da ficção, Brasília; da era dos planejamentos da ditadura militar, o Brasil se vê as voltas com sabotagens geoestratégicas para manter o país subdesenvolvido e dependente: um gigante bobão e grandalhão como foi conhecido desde então na América latina e no mundo! Se o Brasil perdeu etapas importantes no processo de industrialização e a chance de andar com as próprias pernas a culpa não é do Estado, que cumpriu seu papel endividando-se astronomicamente para dotar o país de infraestruturas e propiciar milhões de benesses às multinacionais e empresários tupiniquins, empreiteiros como  vossa, ops, fdp como você; principalmente, via BNDEs. O Estado foi o indutor, condutor, facilitador e financiador do desenvolvimento capitalista brasileiro! Uma mãezona... e ainda o é! Está aí os crimes lesa-pátria da Operação Lava jato (março, 2014), um campeonato de desvios do dinheiro das obras públicas, onde sua empresa Odebrechet, é lider e de chave única!
www.google.com.br/images A dama de ferro, Dilma, pagando benção e pedindo penico a Barack, o Obama! "Consideramos que o papel dos EUA nesta conjuntura, neste mundo multilateral, é muito importante. A grande flexibilidade da economia norte-americana, a liderança na área de ciência, tecnologia e inovação, e, ao mesmo tempo, as forças democráticas que fundam a nação norte-americana tornam muito importante o papel dos EUA tanto na contenção da crise quanto na retomada da prosperidade."


2008. Crise sub-prime, epicentro EUA. No Brasil de Lula e Dilma, a crise dos Estados Unidos (2008) não passou de "uma marolinha", foi um período frutífero para a população brasileira mais necessitada e trabalhadores de baixa renda! Milhões de brasileiro chegavam a classe C exatamente neste ano, assim como a descoberta dos mega campos de petróleo e gás natural! E olha, o que o PT fez para os pobres em 13 aos de governo até o golpe de estado em 31-08-2016, não chega aos bilhões roubados e que estão sendo apurados pela Polícia Federal. E estou falando apenas das propinas pagas pelas empreiteiras, com destaque a sua Odebrechet que capturou o governo e os representes do povo, eleitos com a confiança e crédito da população brasileira.
www.google.com.br/images. Uma merreca de nada! Foi o que o PT conseguiu repassar à população mais carente do país e serviu para justificar o golpe neoliberal!


Se FHC ajudou os bancos com o PROER nos anos noventa, Lula salvou empresários brasileiros da “nossa grave crise financeira mundial dos EUA”, uma marolinha! E passou a mesma missão, cumprida com fidelidade canina, para sua sucessora, a presidenta Dilma Rousseff. Como o senhor ousa reclamar?
Onde foi que erramos? A pergunta que não quer se calar? Clientelismo, coronelismo, nepotismo, fraudes, desvios do erário, escândalos financeiros, especulações de todos os tipos, empresas fictícias, crimes lesa pátria nas milhares de obras públicas inacabadas ou que sequer saíram do papel, uso abusivo de incentivos (FHC, o Mister Cardoso, inventou e colocou em prática ainda nos anos Noventa, o capitalismo Co-responsável, sustentando uma acumulação e concentração de riquezas absurdas via PPP’s_Parceria Público Privada, o mesmo que roubar dos pobres brasileiros e entregar para os ricos) e principalmente incompetência e miopia de políticos manipuláveis, vermes rastejadores, corruptos! 

www.google.com.br/images. "SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM..." Salve Bezerra! No quadro acima, exceto a presidenta deposta Dilma Rousseff que jamais foi citada em qualquer ato espúrio na Operação Lava Jato e Lula, que embora investigado, preso, encurralado por Sérgio Moro, STF e MPF ,SEM PROVAS (até o momento em que reescrevo este artigo) e os manifestantes ao centro, demais políticos são corruptos conhecidíssimos da nação! 28 legendas estão envolvidas com  A liga do cimento: PSDB, PP, PMDB, DEM, PR, PRB!  Apenas o PT interessa às investigações!




E ainda,o país é refém da cultura de "levar vantagem em tudo" e a alternância de locupletadores a cada eleição, sem um projeto de nação soberana, sobrevivendo da dilapidação do Estado em negociatas, subornos e propinas! Muda-se a sigla, os corruptos são os mesmos!
 “É da tradição da política brasileira reinventar o país a cada década. Parece que optamos por construir aqui uma civilização do curto prazo”. Erro abominável que levou o país a uma concentração de renda brutal (tese do bolo crescer para repartir depois), a uma desigualdade social gritante, a disparidade no desenvolvimento regional (centro-sul desenvolvido e demais regiões, medievais), a um empobrecimento e miserabilidade de grande parte da população como estratégia política de encabrestamento eleitoral. 
www.google.com.br/images.  O voto eletrônico tira do cidadão o direito de criticar, xingar e até mesmo desabafar como se fazia na cédula de papel! A resposta está chegando em 2016: somos milhões de brasileiros que demos BASTA DE CORRUPÇÃO E FICHA LIMPA JÁ! VOTANDO EM BRANCO, NULO OU NEM PARTICIPANDO DA ELEIÇÃO!

A cidadania e a dignidade humana foram restringidas ao voto e este a mero justificador de corruptos no poder. Um círculo vicioso que mantém alto grau de miséria, um estado fisiologicamente necessário para a dominação e manutenção do status quo! O que está se conseguindo com o retrocesso de tudo que o Lulismo plantou de bom Para Todos desde 2003 com a não aceitação do resultado das eleições 2014 que elegeram Dilma Rousseff para mais um mandato até 2018 e foi usurpado pelo PMDB de Michel Temer, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, os principais bandidos citados, investigados, provas de montão e soltos e governando a nação! Cunha foi preso, o senhor me dirá, mas os brasileiros sabem que é apenas um artificio jogado a partir de Sérgio Moro para justificar encarcerar Lula, sujar sua ficha e impedí-lo de se candidatar em 2018! Para Lula só é possível duas alternativas: PRESO OU MORTO!

Com um Estado como este para que se preocupar em criar e manter empresas competitivas?  O mercado interno é  cativo, o fluxo de riquezas encaminhado por suas empresas e de sua Liga de corrupção. Para que se preocupar com competição? 
Sua pergunta poderia ter sido feita em 1990.
A resposta poderia já estar encaminhada a partir em 1989; eleição de Collor e a abertura irrestrita, imediata da economia, processo aprofundado por FHC e as privatizações! Era o neoliberalismo e a globalização batendo a porta e deixando muitos empresários chupins de calças nas mãos. Mas mesmo assim ainda se permitiu nos anos 80-90 a farra especulativa que fez surgir uma classe de ricos emergentes! A fase desmame não foi fácil e levou a grita geral: não nos deram tempo para preparar para a competição! E agora José? Questionam aqueles que pregam o Estado Mínimo e fazendo o máximo com muito pouco ou nada!
Para Odebrecht “Terá mais oportunidades a empresa que se mantiver competitiva e souber criar as condições para isso”, mas é necessário “dar mais oportunidades às grandes empresas competitivas” pede. Entre as doações o senhor pedia:

·       *  “Educação em todos os níveis, com ênfase para a profissionalizante”. Detalhe: cerca de 2/3 da PEA é de trabalhadores informais e empreendedores; 1/3 são formais e estão distribuídos no serviço público, e nos setores de comércio e serviços, grande parte como terceirizado (leia-se empregos que não exigem muita qualificação, trabalho precário) e os técnicos altamente qualificados não se sujeitam ao mínimo como salário (em SP a média não chega a 2 ½ mínimos e MG não atinge 2);

·        * “Disponibilidade de financiamentos de longo prazo, em quantidade e com custos atraentes”, leia-se competitivo mamando no Estado. Esta tal sustentabilidade...

·        * “Marcos regulatórios estáveis, previsíveis e de longo prazo”. Estabilidade, previsão e longo prazo no capitalismo onde mais do que nunca “tudo o que é sólido se desmancha no ar”?

·        * “Redução do custo Brasil” (ultrapassada, FHC F* com os direitos trabalhistas); 

*. "reforma política” (kkkk), “redução do tamanho do Estado (burrice e contramão), depois de set/2008 a onda é de regulação via Estado até no Estado onde até o povo odeia Estado: os EUA! Obama ainda é o presidente dos Estados Unidos, reelegeu-se usando discurso petista e de outros partidos de esquerda e é chamado de paternalista!
PARTNER
http://online.wsj.com/article/"Is It Public, or Is It Private?"November 9, 2009

Increasingly when it comes to giving, it's a little bit of both

 A variety of local, state and federal initiatives have sprung up to provide incentives for nonprofits and philanthropists to donate to a particular cause, largely through government grant programs that match private donations. Public authorities have also created offices of social entrepreneurship to promote innovative programs, work with private donors and fund those programs that become successful.

 "PAÍS RICO É PAÍS SEM MISÉRIA".


Quer ser competitivo mesmo? Criar oportunidades e lucros do NADA? Estão abertas as inscrições com EBX e o quarteto fantástico AB-Inbev. Os custos são sociais, mas...e daí? Olha o conselho que eu dei em 2012? Afff
 
www.google.com.br/images Carlos Brito o CEO Ab- Inbev. Ele é o cara que transformou as melhores cervejas do planeta em um "líquido que desce redondo" e estufa e dá gases! SAÚDE!